Nem Sempre Zen

Shadow Work * Aconselhamento e Psicoterapia

Shadow Work não é Magia

 

Shadow Work (trabalho com a sombra) não é mágico, não é meditação, não é projecção astral, não se faz numa leitura de Tarot nem de Runas.

 

Lamento, mas não, Shadow Work não é magia.

Compreendo a necessidade de romantizar o processo e o apelo misterioso e profundo da prática mas isso não corresponde inteiramente àrealidade.

 

 

Se alguma vez fizeste este processo a sério sabes que não tem piada nenhuma e o quanto ele é doloroso e embaraçoso.

Sabes também que tiveste de ter consciência dos teus actos para sentires esse embaraço e provavelmente um pacote de lenços de papel à mão 😳

Sentiste-te vulnerável e pequenino/a, com vontade de ter um colinho, de receber um abraço ou então de ficar só, durante muito tempo.

 

 

Conhecer e integrar o lado sombra da nossa personalidade é um processo pessoal, consciente, demorado. Tanto que às vezes, muitas vezes, dura uma vida inteira.

Já tive clientes que começaram no programa de acompanhamento de Shadow Work e depois continuaram em terapia comigo além dos 3 meses iniciais do programa porque sentiram que era realmente necessário aprofundar este tema.

Não, não tens de fazer terapia o resto da vida! 😜 Só tens de perceber como isto funciona e que não é estalar os dedos e já está.

Shadow Work faz parte do processo de autoconhecimento e do trabalho psicoterapêutico desenvolvido ao longo do tempo.

Mas são também as experiências de vida: as punhaladas nas costas, o abrólhos que dilacera a alma ou até aquele empurrão que te deram e que te despertou para os teus verdadeiros dons e quem sabe, objectivo de vida.

 

publicado originalmente no instagram em novembro de 2022

 

Partilha
error: