Nem Sempre Zen

Shadow Work ~ Interligando Consciente e Inconsciente

Regras e rituais

 

Há por ai a correr um “meme” de uma bruxinha que diz “se eu quisesse regras, ia para a igreja

Essa frase diz muito da razão porque não consigo fazer rituais ponto por ponto, fazer rezos letra a letra ou seguir instruções para levar uma vida mais saudável.

Alias, nem uma porcaria de uma receita eu sigo passo a passo, quanto mais!

 

 

Nem Sempre Zen – Durante muito tempo, por não gostar de seguir regras e rituais, achei que era desleixada, pouco espiritual, pouco empenhada e que os outros eram melhores e mais dignos que eu.

 

 

Regras e rituais…

 

Sou realmente avessa a cumprir regras, excepto as de trânsito ou as que nos obrigam a pagar impostos, por uma questão de respeito e cidadania.

De resto, as obrigações ritualísticas e regras de comportamento a que fui sujeita enquanto membro e voluntária de uma igreja cristã evangélica tiraram-me a tesão toda para acordar religiosamente às 5 da manhã para meditar, ir 3 vezes por semana ao ginásio, cumprir um plano alimentar ou seguir os “10 passos para a iluminação”.

 

Durante uns tempos ainda me senti culpada por isso. Achei que era desleixada, pouco espiritual, pouco empenhada e que os outros eram melhores e mais dignos que eu.

Agora compreendo(me). Não é desleixo, nem falta de empenho ou ser melhor ou pior que os outros, é simplesmente experiência.

 

 

O que me ensinou a experiência?

 

A minha experiência de vida ensinou-me coisas que a outros não fazem sentido e deu-me ferramentas para lidar com situações que outros não conseguem.

A minha maneira (única) de SER e ESTAR na vida dá-me uma estaleca e compreensão do mundo que outros não têm.

E isto vale no sentido inverso! pois também tu terás experiências que te ensinaram e trouxeram formas de lidar com as situações da vida de maneira única.

 

Por isso reitero…  Práticas “chapa 5” para toda a gente porque “é assim senão não faz efeito” são sem sentido e um engano para o coração.

Tudo na vida são orientações ou ideias para te inspirar, depois quem te rege é a tua bússola interna.

Ouve-a e segue-a, sem medo e sem culpa.

 

 

Partilha

4 Replies to “Regras e rituais”

  • Espiritualidade instantânea ahahah é mesmo isso! fazes o pino, rezas 3 avés maria, fazes yoga 5 dias semana, usas o cristal xpto and you're good to go. Meh... Acabamos por nos subestimar demais, quando a nossa matéria prima é tão rica! Obrigada pela partilha babe ;)
  • concordo! também sou anti-regras, como bem sabes eheh sem contar com aquelas que têm mesmo de ser (tipo não andar em contramão na rotunda). gostei da tua perspectiva sobre cada um ter as suas mais-valias por ter passado pelas experiências que passou. receitas de espiritualidade instantânea estilo "basta juntar água", ou pior ainda, que precisam de mil ingredientes vindos do outro lado do mundo, não... let's use what we have and make the best with the cards we've been dealt ✨
  • Olha, é tal e qual, se nem uma receita sigo à risca, quanto mais eu nunca senti que era menos espiritual ou desleixada porque tive a sorte de ter começado a minha jornada na companhia de pessoas com mais experiência e que me aconselharam e guiavam, e desde cedo aprendi que o caminho de cada um é o caminho de cada um.
Comments are closed for this post.
error: