Nem Sempre Zen

Shadow Work * Aconselhamento e Psicoterapia

O que são terapias não convencionais, new age e pseudociências?

 

 

Neste artigo fala-se um pouco, de forma resumida, sobre o que são terapias não convencionais, new age e pseudociências.

O objectivo é puramente pedagógico para ajudar a compreender algumas das “chamadas de atenção” que às vezes escrevo aqui no site 🙂

 

 

 

O que são terapias não convencionais e pseudociências?

 

As terapias não convencionais, apesar de serem pseudociências, são aquelas que estão regulamentadas em Portugal, como por exemplo:

Acupunctura, Homeopatia ou Osteopatia.

 

Estas terapias são bastante populares, pelo que foram regulamentadas, para dar alguma segurança a quem delas beneficia. No entanto, elas não têm suporte científico.

Pelo facto de não terem sido testadas e validadas pelo método científico, elas são chamadas de pseudociências.

 

No entanto, na minha opinião, isso não significa que não possam ter algum beneficio.

Um destes dias, um familiar meu, numa consulta, perguntou ao médico o que ele achava de acupuntura para a sua condição clinica e a resposta foi:

  • A acupunctura não tem evidência científica, no entanto eu conheço muitas pessoas que fizeram e deram-se bem.

 

Ou seja, o que o médico fez foi não garantir qualquer cura ou melhoria da condição, afirmando que não há provas de que resulte mas que há quem use e tenha visto resultados.

Bem ou mal, a decisão é do meu familiar. Pode fazer? Pode. Vai ajudar? Não se sabe.

Cada pessoa é diferente, com expectativas e histórias de vida distintas, por isso, o que faz bem a 1 pessoa pode não fazer absolutamente nada a outra.

 

foto via @pixabay

 

 

O que são terapias new age?

 

As outras terapias, às quais chamo terapias new age, são as práticas ligadas ao esoterismo e espiritualidade que, sem fundamentação teórica organizada, misturam uma série de conceitos antigos com palavreado contemporâneo e científico, para criar uma nova terapia, como por exemplo, o “reiki estelar quântico” ou o thetahealing.

Estas também são pseudociências, tal como a Homeopatia, por não possuírem suporte científico.

 

Porém, a maioria deste tipo de terapia é charlatanismo puro.

 

Outras terapias, apesar de caírem na esteira das pseudociências, eu pessoalmente não as considero como sendo falsas ou desonestas, por exemplo o Reiki ou a Leitura de Aura.

Eu já fiz ambas e gostei muito, mas:

 

1) é uma questão de acreditar, se tiveres para ai virado, uma vez que não há realmente como provar o que acontece e como acontece;

2) tens de ter a mente aberta e não esperar milagres ou curas;

3) precisas “ler” bem o terapeuta e a forma como ele te apresenta a terapia;

4) em suma, ligar o desconfiómetro sempre que preciso for!

 

O mesmo se aplica à Leitura de Runas Nórdicas que faço. Não é um tratamento, não é ciência e jamais te direi que te vai resolver os problemas, mas, se assim o sentires, pode ajudar, enquanto ferramenta de autoconhecimento, de bem estar ou simplesmente por puro entretenimento.

 

E, claro, em momento algum, estas terapias ou ferramentas, substituem o aconselhamento psicológico e a psicoterapia, com uma pessoa formada na área.

 

 

O perigo das pseudociências

 

Na minha opinião, o perigo das pseudociências, sejam as regulamentadas, sejam as new age, reside em fazer publicidade a estas terapias como tendo a resposta para um problema ou a cura para uma doença, sem qualquer moderação.

As redes sociais, nomeadamente o Instagram, que é a rede que mais uso, são uma plataforma poderosíssima para espalhar desinformação e teorias perigosas sob o pretexto de “desenvolvimento pessoal” ou “alinhamento espiritual”.

 

 

 

Como, ao contrário da ciência legítima, pseudociências não têm compromisso com a realidade, elas se moldam com facilidade às preferências do público e ao espírito dos tempos. Isso as torna atraentes.

Escapar dessa atração pode não ser fácil, mas é cada vez mais necessário, pelo bem de nossa sociedade.

 

Marcelo Knobel/Carlos Orsi

 

Portanto meus amigos, é usar com moderação, para desenvolvimento pessoal, para autoconhecimento e não com um qualquer objectivo de ser curado ou de ver os seus problemas magicamente resolvidos.

 

Mais sobre este assunto nos próximos artigos… 😉

Partilha

2 Replies to “O que são terapias não convencionais, new age e pseudociências?”

Comments are closed for this post.
error: