Nem Sempre Zen

Shadow Work * Aconselhamento e Psicoterapia

Depressão, autoconhecimento e cura

Neste artigo abordamos muito brevemente uma questão importante relativa a informação incorrecta, que circula sobretudo nas redes sociais, sobre depressão, autoconhecimento e cura

 

Depressão tem cura?

 

Vou pegar neste print, retirado de um artigo publicado no SAPO.

Não sei quem é nem quando foi publicado, não estou portanto a dirigir-me a ninguém em concreto, serve apenas de exemplo.

 

 

 

A depressão nem sempre é uma doença simples de diagnosticar ou tratar. As suas causas e a cura dependem de variadíssimos factores que devem ser sempre avaliados com um profissional de saúde mental.

 

Este tipo de mensagem que coloquei acima é, infelizmente, muito comum na internet e redes sociais.

Pode levar pessoas ao engano, impedindo-as de receber o tratamento adequado e pode fomentar ideias fantasiosas sobre esta doença em especifico e sobre a cura.

Eu podia ir linha a linha, frase a frase e falar de tudo o que está errado e é perigoso no que essa pessoa escreve, mas vou ficar-me por 3 frases:

 

1) “[depressão] eu mesma já estive nesse lugar e me curei”

2) “Entrei numa depressão profunda e, após uma longa trajetória de autoconhecimento, me curei”

3) “Você precisa querer se curar”

 

 

fotografia de Fernando Cabral via @pexels

 

 

Depressão e cura

 

Vamos lá a ver algumas das frases que a pessoa aborda na sua publicação do Facebook:

 

1) “[depressão] eu mesma já estive nesse lugar e me curei”

Nós, psicólogos, psicoterapeutas, psiquiatras – que são as pessoas adequadas para tratar casos de depressão – estudamos para conseguir ajudar a pessoa a tratar o problema, mesmo sem ter passado por ele. 

 

Nós não precisamos de ter calçado os sapatos do outro para o aconselhar – precisamos é ter empatia, isso sim, imprescindível. Além da empatia, é fundamental ter alguns conhecimentos técnicos sobre, neste caso concreto, o que é uma depressão e quais as terapias melhor adequadas ao seu tratamento.

 

Uma intervenção feita por alguém que acha que sabe tudo porque passou por isso pode causar danos graves à saúde do outro.

Não quero com isto dizer que exista má fé, má intenção ou interesse egóico da parte de quem ajuda, contudo, o bom senso deveria prevalecer e, infelizmente, nem sempre isso acontece.

 

 

Depressão e autoconhecimento

 

2) “Entrei numa depressão profunda e, após uma longa trajetória de autoconhecimento, me curei”

Uma depressão não se cura com autoconhecimento, esse processo vem depois, quando a pessoa está estabilizada emocionalmente.

 

Uma das razões porque preciso de alguns elementos sobre os clientes antes de iniciar um acompanhamento de shadow work é porque dependendo da fase da vida e dos problemas pelos quais a pessoa está a passar, há que adequar a terapia.

Apesar de ter um método estruturado, eu nunca faço um atendimento igual porque todas as pessoas que chegam a mim, ou a qualquer outro terapeuta, chegam com histórias de vida e necessidades muito distintas umas das outras.

 

Isto para dizer que, o que funcionou para esta senhora não funciona seguramente para a maioria das pessoas afectadas pela depressão.

É uma questão demasiado sensível e complexa para ser tratada com autoconhecimento.

O autoconhecimento vem à posteriori.

Vem quando estás num patamar em que tudo em ti está disponível para fazer esse processo – o que não sucede certamente quando se lida com uma doença tão avassaladora como a depressão.

 

 

Querer curar-se

 

3) Você precisa querer se curar”

Numa pessoa com depressão, a sua capacidade avaliar as situações de vida está diminuída, pelo que não tem capacidade de fazer este tipo de análise e iniciar um processo de “querer curar-se”.

 

A vontade, por si só, em muitas situações, não chega.

Muito menos com medicações homeopáticas!

Quem já esteve deprimido (não triste, nem reactivo, mas clinicamente deprimido) sabe bem como é.

 

Se conheces alguém que esteja a sofrer de uma eventual depressão, aconselha-o a consultar em primeiro lugar um médico, um psicólogo ou psiquiatra.

 

 

Partilha

3 Replies to “Depressão, autoconhecimento e cura”

Comments are closed for this post.
error: