Ser Criança – a propósito do Dia Mundial da Criança
31 de Maio, 2018
A propósito do Dia Mundial da Criança, que se comemora amanhã, dia 1 de Junho, partilho um excerto de um excelente texto que li recentemente, escrito pelo atleta olímpico Diogo Ganchinho:
É precisamente quando somos crianças que nos deve ser ensinado que devemos seguir em frente quando perdemos, pois assim cresceremos (…).
Pode até parecer injusto para uma criança ser derrotada, ou ver alguém que é mais rápido, mais alto, mais forte a superar-nos, e penso que aí caberá a quem educa demonstrar que existe espaço para todos, de acordo com as suas aptidões físicas e psicológicas e que o caminho é exatamente o de encontrar o seu espaço dentro desse meio.
Uma criança que cresce sem experimentar a derrota, pode tornar-se ansiosa quando sentir que as coisas podem não correr de acordo com as suas expectativas não sabendo lidar com esse sentimento.
Por isso, pais deste país, ensinem os vossos filhos a ganhar e a perder, e vivam as vitórias com o mesmo empenho que têm de aplicar nas derrotas!
Vivo para escrever. Adoro puzzles e mistérios. Não passo sem um cafézinho, música (especialmente heavy metal!) e uma boa dose de ironia. Silêncios são necessários e prazerosos, assim como os livros * Sou Licenciada e Mestre em Psicologia e Terapeuta de Shadow Work * Actualmente continuo a estudar Psicologia Analítica mas também Psicologia da Religião, Filosofia do Yoga e Gnose e Esoterismo Ocidental.