Nem Sempre Zen

Shadow Work ~ Interligando Consciente e Inconsciente

Perder peso: A minha aventura

Perder peso. Uma necessidade.

 

Eu preciso perder peso. Por indicação médica.

Há 12 anos eu pesava 55kg, fazia desporto regularmente e comia pouco devido à ansiedade. Além do trabalho, tinha mil e uma tarefas que me ocupavam durante o dia. Comer não era preocupante nem tão pouco prazeroso, somente uma obrigação.

Hoje tenho 69kg, IMC de 28 e uma vida relativamente sedentária.

 

O que mudou?

Além do peso, o meu estado emocional alterou-se significativamente. Eu costumo dizer que engordei porque me apaixonei. E porque encontrei estabilidade afectiva aprendi a valorizar algumas coisas a que não dava valor, sendo a comida uma delas.

 

 

É quase certo que não voltarei a ter 55kg, porque a idade e o estilo de vida são diferentes. É ponto assente que é mais dificil perder peso depois dos 40 anos mas estou a tentar descer dos 69 kg  para uns mais saudáveis 60 Kg. Porque é disso que se trata: saúde – física e psicológica.

Independentemente de questões biológicas, da nossa individualidade, há pequenas coisas que podem fazer grandes mudanças. Eu ainda estou nesse caminho, a dar pequenos passos para perder peso.

 

O que fazer?

Para alcançar o objectivo a que me proponho, perder peso mas de forma saudável, e para que me possa acompanhar, vou:

  • Dar o meu exemplo pessoal do desafio em alcançar um peso saudável;
  • Partilhar alguns conselhos da minha nutricionista;
  • Discutir a relação entre factores psicológicos e hábitos alimentares;
  • Fazer sugestões de receitas saudáveis e exercício físico que podemos fazer facilmente sem gastar muito dinheiro.

 

Mas não só…

Vou também falar um pouquinho sobre bem-estar psicológico, que é um tema muito querido para mim (por causa da minha formação académica), e sobre yoga e meditação que são duas práticas a que me afeiçoei nos últimos 2 anos e que ajudaram a trazer alguma tranquilidade à minha vida.

 

Faça-me companhia

Somos mulheres fantásticas mas temos os nossos altos e baixos. Não é possível estarmos em permanente estado de felicidade. Reconhecer a imperfeição é aceitar e cuidar de nós, de forma sincera. É isso que nos faz especiais.

 

Faça-me companhia nesta aventura

 

Desabafe as suas dificuldades, partilhe experiências pessoais, receitas saudáveis, dicas de exercício físico e ideias para melhorarmos o nosso bem-estar físico e psicológico.

 

Partilha
error: