Nem Sempre Zen®

Shadow Work | Desenvolvimento Pessoal | Espiritualidade

Ressignificar a vida

 

Quando penso em palavras que resumem o trabalho de integração da sombra (shadow work) há uma que claramente se destaca: ressignificar.

Vejo muito este processo de trabalhar a sombra como o dar sentido e um novo significado à vida.

 

Idades mágicas para ressignificar a vida

 

Talvez não seja por acaso que a maioria das pessoas que tenho o prazer de acompanhar em consulta está entre os 40/50 anos ou, se mais novas, estão a viver fases em que se dão mudanças de vida importantes.

 

Estas idades assim mais “maduras”, ou que alcançaram um determinado estágio das suas vidas, são mágicas porque revelam uma necessidade de busca interior muito bonita. É quando começamos a querer dar um novo sentido a tudo: ao que já vivemos, ao que que está por vir, por isso há muitas mudanças internas que se reflectem na nossa atitude perante a vida e nos nossos comportamentos.

 

 

A via da redescoberta pessoal

 

Nas consultas de Shadow Work que oriento, trabalha-se muito nesta via da redescoberta pessoal, através de algumas ferramentas diferentes do convencional, tal como os contos de fadas ou a mitologia.

Há um encanto por estes temas talvez pela facilidade de compreender e integrar as lições que deles podemos tirar, o que os torna um veículo privilegiado na viagem ao nosso interior profundo (o inconsciente).

 

Como escreveu Mircea Eliade:

 

… o inconsciente não é apenas povoado por monstros: os deuses, as deusas, os heróis, as fadas também lá habitam; e, além do mais, os monstros do inconsciente são também mitológicos, uma vez que continuam a desempenhar as mesmas funções que lhes pertenceram em todas as mitologias: em última análise, ajudar o homem a libertar-se, completar a sua iniciação.”

 

 

Para saberes mais sobre como podes ter acompanhamento no teu teu processo pessoal de trabalho com a sombra visita a página Shadow Work – Consultas / Acompanhamento Terapêutico

 

Para infos mais personalizadas e marcações envia email para patriciagomes@nemsemprezen.pt ou nemsemprezen@gmail.com

 

ou ainda através do formulário:

 

5 2 votes
Article Rating
Partilha

Leave a Reply

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error:
0
Adorava saber o que pensas sobre este assunto ;)x
()
x