Perdas e Traumas
11 de Março, 2022
Todos nós passamos por perdas e traumas ao longo da nossa vida e cada um vive e recupera desses momentos de formas muito diferentes.
Esta é a minha experiência, com o objectivo de te incentivar a procurar ajuda especializada, sempre e quando necessário.
Perdas e Traumas
Eu fui uma criança feliz, tive amor, mimo, boas condições familiares, boa educação, roupa e brinquedos.
No meu caso particular, não posso falar de perdas e traumas na infância pois não tenho qualquer lembrança disso.
Contudo, a partir da adolescência e até à idade adulta, sofri uma série de perdas pessoais e ai sim, recordo bem o sofrimento que me trouxe.
No seguimento da morte dos meus avós maternos, tinha já 29 anos, fazer um luto saudável foi quase impossível.
Em consequência disso, fui tomada pela ansiedade e por uma sensação de morte iminente de toda a gente à minha volta, que culminaria, pensava eu, com a minha própria morte.
Apesar de, racionalmente, não fazer sentido, este é muitas vezes o tipo de emoção e raciocínio – ruminador e autodestrutivo – que existe após uma situação traumática, seja de perda ou outra, e quase nos leva à loucura, pois não conseguimos sair daquele padrão de pensamento.
Como é que ultrapassei isso?
Com terapia, que ajudou a mudar a minha forma de pensar.
Passei a contar a mim mesma uma história diferente, ou seja, ressignifiquei a minha narrativa pessoal; aprendi a refutar os meus próprios pensamentos e a questionar-me, adquirindo uma nova perspectiva da (minha) realidade.
Se estou viva e saudável, é graças ao trabalho feito em conjunto com o meu psicólogo. Ainda hoje trabalho com ele, porque, como costumo dizer, não é em 3 horas que se desaprendem 30 anos de condicionamentos.
Há sempre arestas a limar e trabalho de manutenção a fazer – e se, como é o meu caso, trabalhamos também na área das terapias e apoiamos outras pessoas, a supervisão é muito importante.
Não descures a tua saúde mental, ela é vital para a nossa existência neste plano, qualquer que seja a tua crença espiritual, religiosa ou filosófica; procura ajuda especializada sempre e quando sentires que precisas de apoio.
Vivo para escrever. Adoro puzzles e mistérios. Não passo sem um cafézinho, música (especialmente heavy metal!) e uma boa dose de ironia. Silêncios são necessários e prazerosos, assim como os livros * Sou Licenciada e Mestre em Psicologia e Terapeuta de Shadow Work * Actualmente continuo a estudar Psicologia Analítica mas também Psicologia da Religião, Filosofia do Yoga e Gnose e Esoterismo Ocidental.
3 Replies to “Perdas e Traumas”