Nem Sempre Zen®

Shadow Work | Desenvolvimento Pessoal | Espiritualidade

O que é o nosso lado sombra?

O que é o nosso lado sombra?


O nosso lado sombra reflecte-se em tudo o que ignoramos, reprimimos e rejeitamos em nós.
Geralmente vemos a descrição do lado sombra como um oposto ou algo negativo em nós, por exemplo: avareza é o oposto de generosidade e avareza é algo negativo.
Vamos tentar ver a sombra por várias perspectivas sem a reduzir a extremos: bom ou mau.
Porque… o que é que é mau? o que é que é bom?

Eu posso rejeitar ser generosa porque a minha família passou necessidades e eu temo pelo futuro dos meus filhos, então torno-me agarrada ao dinheiro e a bens materiais (muito mais complexo do que dizer que o meu lado sombra/negativo é a avareza, não é? ;))

Ou, posso ser extremamente generosa e tirar da boca dos meus filhos para dar a outros porque preciso deste acto de entrega para me sentir útil (mais uma vez, é mais complexo do que dizer que sou um ser de luz porque sou bondosa e dou o que tenho e o que não tenho em  prol do outro).

 

 

As coisas nem sempre são preto no branco


Eu posso julgar alguém pela sua atitude externa mas não vou saber das suas motivações internas.
Uma vez perguntaram-me “aquela pessoa tem este comportamento assim e assado, será essa a sombra dela?”

A sombra da pessoa eu não sei qual é mas sei qual é a minha quando olho para uma situação e a carimbo de “boa” ou “má”, “justa” ou “injusta”, etc porque é a minha sombra que eu projecto nas atitudes da outra pessoa.

Daí que é importante observarmos os nossos pensamentos, aqueles flashes imediatos que nos surgem ou as palavras que ficam a ecoar na nossa mente. É preciso observar para compreender e dessa forma, acolher mais e julgar menos. Isto também é trabalho interno.

Conhecer o lado sombra é uma potente ferramenta de desenvolvimento pessoal e uma forma muito… “directa ao assunto” de nos conhecermos e é, seguramente, a base para qualquer prática espiritual que venhamos a desenvolver.


5 2 votes
Article Rating
Partilha
6 Comentários
newest
oldest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] a orientar-te numa viagem introspectiva ao teu mundo interior mais profundo – a sombra – e trata-se de uma análise energética e […]

trackback

[…] sombra é uma parte integrante da nossa psique, segundo a teoria junguiana, e deverá ser trabalhada no sentido de a conhecer e aceitar. Essa […]

trackback

[…] como uma psicoterapia orientada para o trabalho com o nosso lado sombra.   É um trabalho de ampliação da consciência, que visa a pacificação e integração das […]

Joana Silva
6 Maio, 2021 20:49

Gosto da forma como abordas estes assuntos, de forma prática e esclarecedora. Continua, amiga. Beijinhos.

error: