É fácil ser zen quando vives isolado
16 de Novembro, 2018
É fácil ser zen quando vives isolado, sem ninguém à tua volta e sem barulho.
Um dos maiores desafios da nossa vida é manter a calma
Manter a calma e ser zen quando estás rodeado de colegas tagarelas e falsos, de chefes que cinicamente te dão palmadinhas nas costas, de familiares com personalidades narcisistas e amigos egoístas.
Viver na cidade com a poluição, o trânsito, as pessoas desvairadas que andam a direito, sem ver nada à sua frente e ter uma atitude zen… é dose!
É complicado manteres uma atitude serena de forma permanente porque, convenhamos, há desafios diários que nos testam a paciência e a calma de uma maneira atroz.
Os desafios de ser zen num mundo caótico
Durante o verão passado aconteceu-me isto…. “passei-me da marmita” porque estava tranquilamente a estacionar o carro e alguém com muita pressa não quis esperar que eu corrigisse a manobra e desatou a buzinar (na verdade, parece-me que isto agora é moda).
O outro carro passou por mim e desapareceu rapidamente e eu fiquei a gritar sozinha porque me irritou a falta de paciência e a incompreensão da outra pessoa quando eu nem sequer estava na via a perturbar o transito!
Gritei, disse asneiras, bati com a mão no volante! …
Enfim, um espectaculozinho decadente…
Depois, obviamente fiquei com vergonha e a sentir-me mal comigo própria por ter tido uma explosão daquelas.
Perceber o que despoletou o momento “nem sempre zen”
Eu sei qual foi o gatilho para aquela reacção explosiva.
Naquele momento estava stressada por causa de uma pessoa de família muito próxima que tem uma forma de comunicar passivo-agressiva.
Como estava a tentar digerir a situação e não ligar muito ao assunto, acumulei aquela agressividade dentro de mim, que depois se veio a manifestar quando a outra pessoa me buzinou sem razão alguma.
Manter a calma no meio do furacão
Como é que se mantém a calma no meio da confusão?
Nem todos podemos viver isolados, portanto mais vale aprender a lidar com isto de forma adequada.
- Em primeiro lugar percebes que estás no bom caminho quando acontece uma coisa semelhante ao que relatei e tu já não te identificas com aquele comportamento;
- Se deste espectáculo olha, paciência. Respira fundo umas quantas vezes e retoma o que estavas a fazer, sem stress;
- Deves tentar perceber o que é que está a incomodar-te e que faz despertar a fera que há em ti. Tudo tem uma razão de ser;
- Não ignores esse teu mau feitio, é teu. No entanto, podes tentar melhora-lo e usá-lo de uma forma mais adequada e produtiva;
- Se os outros não são gentis, generosos e educados, sê tu gentil, generoso e educado. Faz a diferença.
Abraço companheiro,
Patrícia (nem sempre) Zen
Vivo para escrever. Adoro puzzles e mistérios. Não passo sem um cafézinho, música (especialmente heavy metal!) e uma boa dose de ironia. Silêncios são necessários e prazerosos, assim como os livros * Sou Licenciada e Mestre em Psicologia e Terapeuta de Shadow Work * Actualmente continuo a estudar Psicologia Analítica mas também Psicologia da Religião, Filosofia do Yoga e Gnose e Esoterismo Ocidental.
4 Replies to “É fácil ser zen quando vives isolado”