Des-ilusão – O primeiro passo para o Shadow Work
7 de Dezembro, 2020

Des-ilusão – É o primeiro passo para o Shadow Work porque significa decepção e desengano.
Como assim?
Des-ilusão é abrir os olhos e ver o que sempre esteve lá mas não queríamos ver.
O que acontece no trabalho de Shadow Work?
Quando fazemos este trabalho, as máscaras que usamos para nós e para os outros caem inevitavelmente.
Somos assim obrigados a nos confrontarmos com aquela personalidade que rejeitamos.
A maior parte das vezes continuamos a fazê-lo – a rejeitar – quando assumimos que temos um defeito mas fazemos saber ao mundo que temos orgulho nele e o aceitamos com um sorriso na cara e com a conversa do “luz e sombra, luz e sombra“. Mas …. isso não é fazer Shadow Work.
Exemplo: sou uma pessoa teimosa, reconheço e aceito e tenho orgulho de ser assim –> Uma característica que é trabalhada – neste caso, a teimosia – não tem de ser uma coisa negativa e para avançar neste processo não temos necessariamente de nos orgulhar dela.
Geralmente, se temos esta necessidade de bradar aos céus que aceitámos e superámos, é um sinal que, internamente, ainda persistem resistências.
O Shadow Work não é aquela iluminação do ser que te vai mudar de um dia para o outro mas vai deixar-te de rastos. Porquê? Porque tens de te des-iludir contigo próprix e isso é uma cena muito poderosa que mexe imenso connosco, com a nossa estrutura interna e com a nossa auto imagem.
Mas também só assim é que podemos viver com integralidade, sem nos enganarmos: admitindo o que é inadmissível.

Vivo para escrever. Adoro puzzles e mistérios. Não passo sem um cafézinho, música (especialmente heavy metal!) e uma boa dose de ironia. Silêncios são necessários e prazerosos, assim como os livros * Sou Licenciada e Mestre em Psicologia Clínica e Terapeuta de Shadow Work e Desenvolvimento Pessoal * Gosto de ler e estudar sobre Mitologia, Espiritualidade, Psicologia da Religião, Parapsicologia e Psicologia Analítica.
2 Replies to “Des-ilusão – O primeiro passo para o Shadow Work”