Como lidar com a noite escura da alma
26 de Maio, 2022
Lidar com a noite escura da alma (reflexões I)
Uma coisa que recomendo experimentar é, quando numa “noite escura da alma” – se já passaste por ela, sabes do que falo; se ainda não, just wait for it :p – em vez de embarcar em actividades que te fazem ir para dentro, experimenta trocar por actividades que te fazem “mandar para fora” o que estás a sentir.

Em vez de meditar, chora. Em vez de entrar em introspecções profundas: escreve, pinta, faz uma escultura, um bordado, dança, vai caminhar.
Não é esconder o que sentimos que vai fazer a “má onda passar”, é vivendo-a e moldando a sua energia em algo construtivo.
É importante dares-te conta dos porquês de te sentires assim, de onde vem a a raiva, os porquês da dor, da razão pela qual não te sentes acolhido ou validado.
Não pares, continua…
Ouve-te e sente-te.
PS: Em caso de tristeza profunda, ambivalência de emoções, confusão mental e incapacidade em fazer as tuas tarefas diárias OU se precisares falar, então procura ajuda especializada, não sofras sozinho/a.

Vivo para escrever. Adoro puzzles e mistérios. Não passo sem um cafézinho, música (especialmente heavy metal!) e uma boa dose de ironia. Silêncios são necessários e prazerosos, assim como os livros * Sou Licenciada em Psicologia, Mestre em Psicologia, Aconselhamento e Psicoterapias e Terapeuta de Shadow Work * Actualmente estudo Psicologia Analítica e Psicologia da Religião.