Nem Sempre Zen

Shadow Work ~ Interligando Consciente e Inconsciente

A verdadeira espiritualidade

A espiritualidade, através da qual geralmente se chega até ao trabalho com o lado sombra da personalidade (shadow work), tem muito (senão tudo) a ver com o olhar amoroso que deveríamos ter sobre a pessoa que fomos e somos.

No entanto, a espiritualidade mainstream da (old) new age que por aí anda, radicada em expectativas irrealistas e delírios de grandeza, quer que sejamos um Ser pronto a ascender à 9ª dimensão da patanisca iluminada, que larga o passado, o mundo, e se transforma completamente numa nova pessoa.

É como se tivéssemos de “dividir para reinar” o nosso próprio espírito, fazendo uma separação entre quem éramos no passado (antes da iluminação 🙄) e quem somos actualmente (já iluminados 😏).

Já te deste conta do quão violento isso é?

O que é a verdadeira espiritualidade?

O autor Benjamin Riggs aqui há uns anos escreveu que “A verdadeira espiritualidade é a expressão mais subtil da não-violência.”

Isto é trabalho com a sombra.


Fazer shadow work não é rejeitar um passado e uma história, pedinchar curas, tornarmo-nos terapeutas holísticos e deixar o mundo com o qual não nos identificamos.

Pelo contrário, a tua sombra lembra a verdade sobre o teu passado, seja ele qual for, e revela as histórias perdidas que te podem libertar.

Isto porque da dor e da vulnerabilidade podes tirar importantes lições sobre a tua capacidade de superação e resiliência e isso, uma vez integrado, pode também ser inspirador para as pessoas que te rodeiam.

E é assim, pelo exemplo, que vivemos a verdadeira espiritualidade e promovemos a mudança no mundo.

Partilha
error: