Nem Sempre Zen

Shadow Work * Aconselhamento e Psicoterapia

A sedução do autoconhecimento

A sedução do autoconhecimento está relacionada com uma fantasia romântica de que um percurso destes é sempre cheio de insights poderosos e alterações profundas e rápidas.

 

 

Autoconhecimento

Processo longo, intenso e recompensador

 

 

Quando comecei a dar consultas, para apoiar processos de autoconhecimento, a minha “preocupação” era encontrar pessoas que estivessem disponíveis para mergulhar num trabalho a longo prazo.

Fazer psicoterapia é um trabalho, demorado no tempo, que alimenta a personalidade e permite assistir a várias mudanças importantes na nossa relação connosco e, consequentemente, com o mundo à nossa volta.

 

 

 

Habituada a um mundo [na “espiritualidade e algumas terapias alternativas de Instagram“] em que muitas vezes se procuram resultados rápidos…

… ou de “psicologia de centro de saúde” que tem de ser a correr porque não há meios para ser de outra forma – quando se consegue uma consulta …

… tudo o que desejei era criar uma relação terapêutica autêntica, com pessoas cujo objectivo não fosse apenas atingir o orgasmo do autoconhecimento em 30 segundos, mas que se quisessem demorar naquele momento, apreciando tudo o que fosse possível.

 

Acho que tive sorte. Tive mesmo muita sorte.

 

Só posso agradecer a quem já esteve e quem ainda está comigo por não querer uma “one night stand” mas antes por valorizar todo o jogo de sedução do acto de querer conhecer a fundo o seu “eu”, de gostar de o namorar e de apreciar os clímax que vão acontecendo no processo, ao longo deste caminho maravilhoso.

 

 

baseado numa publicação original de Julho de 2022, no meu Instagram

 

 

Partilha

One Reply to “A sedução do autoconhecimento”

Comments are closed for this post.
error: