A sedução do autoconhecimento
25 de Fevereiro, 2023
A sedução do autoconhecimento está relacionada com uma fantasia romântica de que um percurso destes é sempre cheio de insights poderosos e alterações profundas e rápidas.
Autoconhecimento
Processo longo, intenso e recompensador
Quando comecei a dar consultas, para apoiar processos de autoconhecimento, a minha “preocupação” era encontrar pessoas que estivessem disponíveis para mergulhar num trabalho a longo prazo.
Fazer psicoterapia é um trabalho, demorado no tempo, que alimenta a personalidade e permite assistir a várias mudanças importantes na nossa relação connosco e, consequentemente, com o mundo à nossa volta.
Habituada a um mundo [na “espiritualidade e algumas terapias alternativas de Instagram“] em que muitas vezes se procuram resultados rápidos…
… ou de “psicologia de centro de saúde” que tem de ser a correr porque não há meios para ser de outra forma – quando se consegue uma consulta …
… tudo o que desejei era criar uma relação terapêutica autêntica, com pessoas cujo objectivo não fosse apenas atingir o orgasmo do autoconhecimento em 30 segundos, mas que se quisessem demorar naquele momento, apreciando tudo o que fosse possível.
Acho que tive sorte. Tive mesmo muita sorte.
Só posso agradecer a quem já esteve e quem ainda está comigo por não querer uma “one night stand” mas antes por valorizar todo o jogo de sedução do acto de querer conhecer a fundo o seu “eu”, de gostar de o namorar e de apreciar os clímax que vão acontecendo no processo, ao longo deste caminho maravilhoso.
baseado numa publicação original de Julho de 2022, no meu Instagram

Vivo para escrever. Adoro puzzles e mistérios. Não passo sem um cafézinho, música (especialmente heavy metal!) e uma boa dose de ironia. Silêncios são necessários e prazerosos, assim como os livros * Sou Licenciada e Mestre em Psicologia Clínica e Terapeuta de Shadow Work e Desenvolvimento Pessoal * Gosto de ler e estudar sobre Mitologia, Espiritualidade, Psicologia da Religião, Parapsicologia e Psicologia Analítica.
One Reply to “A sedução do autoconhecimento”