Nem Sempre Zen

Ferramentas de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal

Nem Sempre Zen

Ser Feliz

Eu sou feliz.
Mas nem sempre estou feliz.

Nem Sempre Zen - Ser feliz pode esta nas pequenas coisas da vida
Nem Sempre Zen – Ser Feliz, com simplicidade

Ser e estar de bem com a vida

Eu considero-me uma pessoa feliz mas nem sempre estou feliz.

Eu tenho problemas, eu “stresso”, zango-me, as pessoas à minha volta têm problemas, estão tristes e, obviamente, por isso eu não posso estar 100% feliz a todo o momento.

Alguns pseudo-gurus da moda vendem a ideia da felicidade plena. Outros dizem-te aquilo que eu estou a dizer mas embrulhado em frases feitas, brilhantes, cheias de pozinhos de perlimpimpim com muita luz e magia.

Pessoas que espalham a palavra da positividade enquanto se deixam fotografar à beira da piscina num paraíso qualquer das Caraíbas são um cartaz publicitário manhoso e não muito credível, por muito boa vontade que a pessoa tenha.

Sabes o que é que tem valor? A pessoa que está no hospital a fazer tratamentos de quimioterapia e ainda tem a ousadia, a coragem e a valentia de expressar os seus mais profundos sentimentos sobre a vida e o que é ser feliz.

Fazer da vida um conto de fadas é uma fuga para a frente. Porque enfrentar as dificuldades custa muito e toda a gente evita a dor, é natural ao ser humano.

Porque não mudar de atitude?

Nem Sempre Zen - Ser feliz também é guardar tempo para estar com quem é importante
Nem Sempre Zen – Ser feliz também é guardar tempo para estar com quem é importante

Porque não passarmos a dar mais “tempo de antena” e valorizar as pequenas (grandes) coisas do dia a dia, por exemplo:

  • Quando ao caminhar na rua em dias de sol, experimentar a fechar os olhos e sentir o quente do sol no rosto (vê primeiro se não há obstáculos no caminho, queremos-te feliz mas sem “galos”! eheh)
  • Em vez de andares sempre de carro, viaja a pé ou de transportes, de forma a colocares a tua atenção naquilo que todos os dias te passa despercebido: o caminho, as pessoas, as árvores…
  • Guarda 5 minutos antes de dormir para ler uma página (ou 2 ou 3) do teu livro preferido
  • Bebe um chá reconfortante, durante uma pausa e escreve os teus pensamentos
  • Tira do teu precioso tempo alguns momentos para estares com as pessoas que te enchem o coração e te põe um sorriso nos lábios.

São coisinhas tão simples (e clichê, confesso!) mas que podem fazer tanta diferença!

Partilha
newest oldest most voted
Notify of
Joana Silva
Visitante

Esses clichés que falas no final são preciosos ❤️ não estar sempre feliz faz parte. É muito fácil falar em felicidade em determinadas situações “perfeitas”. Procurar essa felicidade em situações menos “perfeitas” torna-se mais difícil, e quando alguém nessas situações a expressa, consegue, para mim, ser muito mais inspiradora. Texto top!

error: