Nem Sempre Zen

Desenvolvimento Pessoal & Espiritualidade by Patrícia Zen

Nem Sempre Zen

Resiliência


A convidada de hoje do Nem Sempre Zen é a Ana Roxo, que nos fala de resiliência e partilha as suas estratégias de auto cuidado e formas de ultrapassar os momentos nem sempre zen.

A Ana, nascida em Coimbra e criada em Alcobaça, vive actualmente no Reino Unido. Ela é enfermeira e trabalha na área da Geriatria, em lares de idosos.

Agradeço o entusiamo com que a Ana acolheu a ideia de escrever este artigo, é um prazer partilhar este espaço com pessoas assim, vibrantes e verdadeiras!

Resiliência

Por Ana Roxo

A Patrícia Zen escolheu-me, entre outros, para escrever sobre como ultrapasso momentos menos fáceis, e que grata me sinto pela oportunidade!

Não sou nenhuma “gurua” nem nada que se pareça mas quero-te falar sobre o que tenho aprendido, na esperança de que o meu humilde conhecimento nesta área inspire alguém, nem que seja apenas uma pessoa só, a ultrapassar algum momento menos bom porque esteja a passar.

Naqueles dias em que tudo parece mau…muito mau, em que o peito aperta, há um nó na garganta, em que já nem consigo pensar direito e até um arcos-íris me parece tons de cinza…largo tudo…TUDO mesmo (dentro dos mínimos da responsabilidade, claro), e priorizo-me.

Nem Sempre Zen – Resiliência, amor próprio, auto cuidado

Uma palavra com que ando (saudavelmente) obcecada é RESILIÊNCIA: a “capacidade de lidar com problemas, adaptar a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico, por encontrar soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades. Manter a imunidade mental é a base para criar resiliência emocional.

Escrevia páginas e paginas sobre isto… deixo assim uma provocação mental para ti, apenas.

Sê proactiva(o) no teu próprio desenvolvimento, quando eras criança não tinhas escolha… agora tens. Maus acontecimentos não te definem, define-te o que deixas que eles façam de ti.

Vivemos na era da informação, pergunta ao Google “como aumentar resiliência”, “estratégias para”, vê  vídeos no youtube, ouve podcasts, dedica tempo a isso, por ti, para ti, para que melhorando-te a ti, melhores o teu mundo e desencadeies acontecimentos positivos antes inimagináveis.

Tranforma o teu feed… segue pessoas, páginas, grupos, que postem mensagens positivas. Aprende, experiência ate encontrares a tua combinação, o que funciona para ti, o que te ajuda a ser, sentir, fazer mais e melhor. Sê honesta(o) contigo propria(o), sê para ti mesma(o) a(o) melhor amiga(o) que és para quem amas.

Nem Sempre Zen – “Tranforma o teu feed… segue pessoas, páginas, grupos, que postem mensagens positivas. Aprende, experiência ate encontrares a tua combinação, o que funciona para ti, o que te ajuda a ser, sentir, fazer mais e melhor.”

Pessoalmente, o que mais gosto de fazer, e tem funcionado mais, ultimamente (muda conforme “me da na real gana”) é caminhar com a minha cãopanheira na natureza. quanto mais “into the wild” melhor, adoramos descobrir paisagens e sítios mágicos, de cortar a  respiração (pelo menos a  nós).  Às vezes até estão mais perto de casa do que pensamos…não é tão bom?! Chego a descalçar-me para reenergizar com a terra (não me incomoda nem um bocadinho o que pensa quem vê).

Descobri a  meditação e as frequências binaurais, entre outras.

Gosto também de escrever sobre o que sinto, porquê, o que vou fazer quanto a isso, determinar objectivos… faço algo que tenha andado a procrastinar… leio muito (poucos livros, mas também) sempre sobre sobre “o que me der na real gana”…aprendo! ..

Faço crochet (não, não é só para “velhas”), outras vezes corro…que é como quem diz “correr dois ou três minutos intercalados com cinco ou dez a caminhar!”.

E assim espero ter-te inspirado a ser mais proactiva(o) em relação ao teu estado de espírito, físico e mental. Sobre tudo, Ama-te! Mas de verdade, com carinho e respeito.

Gratidão imensa.

Partilha

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
error: