Nem Sempre Zen

Shadow Work * Aconselhamento e Psicoterapia

Porque nos incomoda o sofrimento do outro?

 

Porque queremos impedir os nossos pais, avós, amigos de expressarem a sua dor?

É amor? É preocupação?

O “não chores”, apesar de carregado de boas intenções, muitas vezes significa “pára! porque eu não sei lidar com isto!

 

Nem Sempre Zen – A tristeza do outro incomoda porque não sabemos lidar com os nossos próprios sentimentos

 

A necessidade que temos de controlar as formas de expressão de dor do outro é terrível. Isto acontece porque somos ensinados a reprimir as emoções, logo, não sabemos lidar com elas.

Porém, esse controlo advém também do facto de não sabermos simplesmente aceitar o que vem do outro sem instintivamente pensar em corresponder de alguma forma.

 

Nós não sabemos deixar o outro “apenas ser”, precisamos “ser qualquer coisa” com ele.

 

Se um amigo ou familiar estiver a sofrer deixa-o expressar a sua dor.

Está presente mas sem ser invasivo ou repressivo.

Chorem juntos se for preciso, vão dar uma passeios juntos em silêncio. Ou então, simplesmente deixem-se estar juntos, a olhar o infinito.

Sejamos mais amorosos e compreensivos com o sofrimento do outro.

… e prestemos atenção aos nossos próprios sentimentos nestas situações pois pode revelar que também nós temos cura a fazer em relação a isso.

 

 

Partilha

8 Replies to “Porque nos incomoda o sofrimento do outro?”

  • Acho maravilhoso teres pegado neste tema. Dou a visão oposta, de quem absorveu estes comportamentos... Com 5 anos passei por uma situação realmente traumática, nada fácil, e a minha reação para a minha família foi "posso chorar?". A resposta foi positiva claro, mas foi uma prova daquilo que eu estava a absorver dos adultos ao meu redor.
  • Olá Maria João! Sim, é isso "tentar resolver" como se estivesse nas nossas mãos solucionar todos os problemas do mundo (era bom...). Não há mal em não ter respostas. Obrigada também pela tua partilha! Beijinhos
  • Gostei muito, concordo! é aquela necessidade que temos quando vemos alguém a sofrer de tentar resolver e preencher o silêncio em vez de dar-mos espaço à outra pessoa para ela simplesmente sentir! e chorar também é uma forma de descarregar a energia e as emoções, ao invés das reprimir, alivia até! Obrigada por este texto! ❤️
  • Não tenho muito a acrescentar, concordo com tudo o que dizes. Para mim chorar não é sinal de fraqueza, como às vezes ainda se ouve, ou algo que nos deva fazer sentir envergonhados... É apenas uma outra forma de expressão do que vai "cá dentro", como o riso é também. E muitas vezes aquilo que queremos é só alguém que fique ali do nosso lado sem julgar, como diz a Andy nos comentários, "I don't want to be fixed, i just wanna bem listened".
  • Grande e sábia poeta! eheh Eu própria estou a tentar mudar a minha forma de reagir perante estas situações porque esta nossa "mania" de querer "fix everything" não é boa para ninguém. Obrigada pela tua partilha babe, beijinhos
  • Verdade Patty. A grande parte das vezes ninguém está à procura de conselhos ou soluções, apenas queremos ser acolhidos na nossa dor sem julgamento e isso é das coisas mais difíceis de encontrarmos hoje em dia. I don't want to be fixed... I just wanna be listened! by uma grande poeta chamada Andreia. Beijinhos fofa
Comments are closed for this post.
error: