Book Gift - www.wook.pt

Nem Sempre Zen

By Patrícia Zen: Desenvolvimento Pessoal | Ser Feliz | Vida Saudável

Nem Sempre Zen

Infusões para dias “nem sempre zen”

 

Dias “nem sempre zen“….

Não podemos escapar a estes momentos, eles fazem parte de nós e do nosso dia a dia.

Mas não nos dominam.

 

E por isso convidei a Joana Silva, do site Terapias D’Alma, a cozinhar uma receita, baaseada na Ayurveda, para nos ajudar a superar os dias “nem sempre zen.”

E… guess what?

Ela fez melhor ainda, trouxe-nos não uma…. mas três receitinhas maravilhosas!

Enjoy!

 

 

Nem Sempre Zen – Sugestões de Infusões para superar dias daqueles…

 

 

 

 

 

Infusões para dias daqueles…. por Joana Silva

 

“A Patrícia lançou-me um desafio: encontrar uma “infusão para os dias nem sempre zen” com base na Ayurveda. Eu achei a ideia um máximo. Claro que aceitei a sentir-me imensamente grata e com a cabeça a pensar em mil possibilidades quase desde o primeiro momento. Obrigada, querida Patrícia, por esta ideia e por esta oportunidade

 

Portanto, agarrei nos livros de duas das minhas maiores inspirações na Ayurveda, Dr. Vasant Lad e Dr. David Frawley, e reuni as informações sobre alguns ingredientes. Acabei por dividir o post em três bebidas diferentes, cada uma para um dia “menos zen” com sentimentos diferentes (porque há diferentes formas de não nos sentirmos zen, não é?!). Vão reparar que cada uma é mais indicada para determinado dosha, porque também as emoções que sentimos nesses dias estão relacionadas com o desequilíbrio dóshico actual.

 

A minha sugestão para todas as situações é que bebam estas bebidas duas vezes ao dia, por exemplo a meio da manhã e ao lanche. Apesar de eu não especificar, podem colocar algo para as bebidas ficarem mais docinhas e agradáveis ao paladar de o desejarem, mas evitem açúcares refinados.

Também vos falo de alguns detalhes que mesmo que não possam ser incluídos totalmente no dia-a-dia quando andamos mais atarefados, podem ser escolhidos para complementar os efeitos da vossa bebida em dias em que tenham possibilidade de desfrutar de mais tempo para vocês.

 

Nem Sempre Zen – três bebidas diferentes, cada uma para um dia “menos zen” por Joana Silva

 

 

 

Dias de irritabilidade:

Sabem aqueles dias em que acordamos com “os pés de fora”? A mais pequena coisa deixa-nos irritados, e até podemos ter comportamentos ou palavras mais hostis… Quando estamos mais irritáveis, normalmente temos Pitta aumentado. Pitta é a junção de fogo e água, e neste caso existe muito elemento fogo.

Para dias estes dias a bebida sugerida é 1 chávena de sumo de uva, ao qual se adicionam meia colher de chá de cominhos em pó e meia colher de chá de sementes de funcho.

Se puderem, a este momento de pausa com o sumo, juntem o prazer do aroma de uma vela, óleo essencial ou incenso de rosas, que está ligado ao nosso chakra cardíaco e traz sentimos de compaixão, ou de camomila, que é calmante para o corpo e para a mente, e ambos óptimos para Pitta.

 

Dias de ansiedade:

Ah, a ansiedade, essa chata que não só nos faz sentir inquietos, como consegue ainda fazer-nos bloquear. É uma característica Vata, que é formado por éter e ar.

Para tal, sugiro: 1 chávena de bebida vegetal de amêndoa aquecida, com uma pitada de gengibre fresco ralado, uma pitada de açafrão-das-índias e uma pitada de noz moscada. Se a bebida vegetal já tiver açúcar, evitem colocar mais ainda.

Se conseguirem, façam um exercício de enraizamento também nestes dias em que se sentem mais ansiosos. É excelente para Vata.

 

Dias de preguiça extrema:

Pode parecer estranho considerar isto não “ser zen”, mas estes dias que falo são aqueles em que damos por nós praticamente a babar, sem energia, e completamente aborrecidos com tudo. Nada nos espevita, nada nos prende o interesse. Neste caso temos Kapha, de água e terra, aumentado.

Para estes dias, vamos espevitar um pouco o nosso espírito metendo na liquidificadora 1 chávena de água, 1 maçã cortada, 1 colher de chá de gengibre fresco ralado e 1 colher de sopa de folhas de hortelã. Misturar tudo, e está pronta a bebida.

Para espevitar, e eu sei que não apetece nada nestes dias, mas é importante que façamos alguma coisa com o nosso corpo, mexendo os braços, fazendo posturas de yoga em pé e com os braços direccionados ao céu, que são pequenas coisas que nos trazem “para cima”, e Kapha beneficia muito disto.

 

Uma dica que serve para todos os dias e para todos os doshas (embora com alguns cuidados para Pitta e Vata; não exagerar), é a utilização de açafrão-das-índias, seja em bebidas (como o golden milk ou em chá), seja na alimentação. Esta especiaria estimula a libertação da serotonina, que é a hormona da felicidade; não é isso que todos queremos, sentir-nos mais felizes todos os dias?

Um abraço a todos.”

 

 

Obrigada querida Joana!

Eu A-M-E-I as tuas sugestões!

 

 

 

Partilha

2
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Joana SilvaAndreia Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Joana Silva
Visitante

Linda, grávidas é sempre aconselhável falarem com o médico. Não quer dizer que seja proibido, mas a nível de quantidades algumas especiarias podem ser prejudiciais, e na amamentação também. Fica a dica para ti, e para futuras mamãs que aqui venham

Andreia
Visitante
Andreia

Que maravilha de informação. Mas para grávidas não convém muito pois nao?

error: