Nem Sempre Zen

Desenvolvimento Pessoal & Espiritualidade by Patrícia Zen

Nem Sempre Zen

3 hábitos para perder peso de forma saudável

A criação de hábitos para perder peso de forma saudável não tem de ser um bicho de sete cabeças. Quando eu iniciei a dieta houve três alterações imediatas que fiz na minha rotina diária.

Essas alterações não são novidade para ninguém mas é garantido que vão ajudar a perder peso, sem passar fome e sem gastar muito dinheiro.

 

Nem Sempre Zen – 3 Hábitos para perder peso de forma saudável

 

1. Colocar um ponto final no AÇÚCAR

Uma das primeiras medidas que tomei foi deixar de utilizar açúcar para adoçar as bebidas. Nada de açúcar no café, no chá ou nos sumos naturais. Vai-se a ver e o açúcar é um dos nossos maiores inimigos! Quem diria, tão doce….

O ano passado, veio a público que, na década de 60, a indústria do açúcar nos Estados Unidos ocultou estudos que apontavam para os efeitos nocivos do açúcar no organismo.

 

Os investigadores descobriram que, comparativamente com um grupo de controlo, os ratinhos que consumiam mais açúcar tinham maiores probabilidades de sofrer de doenças coronárias e possuíam valores mais elevados de triglicéridos no sangue.

Essa investigação não chegou a ser divulgada mas hoje em dia sabe-se que os açucares são de facto responsáveis por uma série de doenças, quando consumidos em excesso.

“Existindo diferentes tipos de açúcar e estando alguns deles presentes naturalmente em alimentos saudáveis e que devem fazer parte da nossa alimentação diária, como é o caso da fruta e dos lacticínios, devemos ter uma preocupação acrescida com o açúcar (sacarose) que adicionamos diariamente aos nossos alimentos e bebidas e que encontramos em muitos alimentos industrializados.”

 

2. A ÁGUA é a nossa nova melhor amiga

Beber mais água foi a segunda medida que tomei.

Ok, esta é fácil e toda a gente sabe. O que se calhar não sabe é que beber água ajuda a regular a temperatura corporal, a ter uma melhor digestão e a aliviar dores de cabeça e enxaquecas.

Confesso que esse ainda é um grande problema para mim, estar sempre a beber água, principalmente no Inverno. Noto, no entanto, que estou a melhorar e para isso as infusões de ervas e águas aromatizadas com fruta têm ajudado imenso.

Fica aqui uma receita de água aromatizada, bem simples: juntar 1/2 pepino com 1/2 limão cortados às rodelas em água e levar ao frigorífico por 15 minutos. E é isso. Está feito 😉

 

3. Os últimos serão os primeiros: FRUTA a toda a hora

A terceira medida que tomei foi comer mais fruta.

Nunca gostei muito de comer fruta, excepto morangos, cerejas e nêsperas, que eram mais docinhos.

Quando era criança fui ensinada a comer a fruta no fim das principais refeições mas como ficava “enfartada” com facilidade, acabava por não me apetecer comer mais nada após o prato principal. Isto perseguiu-me até à vida adulta.

Então o que fiz agora foi começar a introduzir a fruta no pequeno almoço e nos lanches a meio da manhã e da tarde.

 

Nem Sempre Zen – Comer fruta diariamente e beber água são hábitos fundamentais

Exemplos

Ao pequeno almoço:

  1. Beber um batido de frutas, com bebida de arroz, aveia ou côco;
  2. Comer cereais integrais ou aveia e juntar morangos e mirtilos.

A meio a manhã comer:

  1. Uma maçã acompanhada de um triângulo de queijo light;
  2. Um abacate com tomate cherry temperado com uma pitada de sal, pimenta e oregãos.

A meio da tarde comer:

  1. Uma maçã ou pêra cozida com canela e/ou um punhado de cereais integrais;
  2. Uma salada de frutas sem açúcar com um iogurte natural.

 

 

Nem Sempre Zen – as águas aromatizadas são uma forma de incrementar a ingestão de líquidos

 

As dificuldades

Eu realmente tenho tido dificuldades em cumprir o plano alimentar, por isto ou por aquilo, há sempre desculpas. Mas no meio disto tudo houve hábitos que introduzi no meu dia a dia que ficaram.

Até posso não estar nos meus dias, estar na fase nem sempre zen, mas há três coisas que já incuti em mim: nada de açúcar, beber água frequentemente e comer fruta.

De facto o mais importante nesta aventura é começar a ter hábitos sem quase se dar conta, ou seja, incorporá-los na rotina de forma a que se torne uma coisa natural e não uma mera obrigação.

 

Nem Sempre Zen – Criação de hábitos saudáveis não tem de ser um bicho de sete cabeças

 

Como superar as dificuldades

Não ter medo de errar e persistir na tentativa de mudar os seus hábitos.

Às vezes pareço mãe e filha de mim própria: a mãe que tenta disciplinar e ensinar a filha a criar hábitos e rotinas e a filha que tem o espírito desafiador e gosta de ir contra a mãe só porque sim.

Mas isso é natural que aconteça porque na realidade estamos a contrariar hábitos (menos saudáveis) de anos e anos.

Não é fácil fazer transformações do dia para a noite. Mais vale levar um pouco mais de tempo e aceitar naturalmente as mudanças para a vida toda do que ter uma “fúria fit” de fazer e acontecer e depois voltar ao mesmo.

Por isso, vamos em frente!

E você? Já adoptou estes hábitos? Que outras sugestões poderá dar de alterações a fazer no nosso dia a dia para perder peso quase sem se dar conta?

 

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